Você sabe que consegue desenhar. Você consegue segurar o lápis de forma correta, apesar de você conseguir traçar linhas, você ainda não se dá muito bem com elas. Portanto que você possa desenhar algo que não precise de muita precisão, tudo certo. Mas se você tentar desenhar com base em alguma coisa, suas proporções dão tão errado que chega a ser engraçado.
Porque isso acontece? Tem algo errado com você? Seus olhos funcionam, suas mãos também… porque você não consegue desenhar o que você vê? Parece tão simples!
Muitas coisas que fazemos na vida parecem ser simples simplesmente porque elas são automáticas para nós. Mas se você tentasse explicar essas coisas para alguém que nunca se deparou com elas, você entenderia o quão complexo elas são.
Automação é ótimo – te permite fazer certas coisas sem esforço e quase que magicamente. Contudo, para chegarmos nesse estágio, você precisa se esforçar muito primeiro. Quando estamos aprendendo a dirigir, existem tantas coisas que precisamos nos preocupar com, que chega a ser assustador. Mas depois de um pouco de prática você consegue conversar e ouvir o rádio ao mesmo tempo em que dirige, e ainda sobra atenção para ver aquele pedestre do outro lado da rua.
Artistas profissionais fazem com que a arte pareça ser simples, mas é só porque foi difícil para eles em outro momento. Quando você se força a desenhar coisas complicadas repitas vezes, e elas simplesmente não ficam como você imaginava, é porque você está ignorando esse simples fato – você tem que aprender como fazer para poder de fato fazer.
Essa é o segundo estágio do processo de aprender a desenhar. No primeiro estágio, estávamos aprendendo como controlar a ferramenta para que não atrapalhasse nossos futuros exercícios. Se você ainda está sofrendo um pouco com essa parte, não comece esse estágio ainda. É muito importante achar seu ritmo nesse processo. Volte aqui quando você estiver pronto de verdade, caso contrário, você estará tornando isso mais difícil do que precisa ser.
E mais, se você ainda não conhece nossos artigos, trate de praticar suas habilidades manuais antes de seguir em frente. Leia a primeira parte – você vai achar uma introdução, dicas em gerais e vários exercícios que vão preparar você para o próximo passo.
Tudo que existe para aprender
Existem coisas que você aprende conscientemente, coisas que são complemente explicáveis. Desenhos precisos não fazem parte dessa lista. É uma dessas “habilidades mentais”, o que significa que sua mente aprende, mesmo que você não tenha consciência disso. Por exemplo, como criança você aprendeu como perspectiva funcionava. É por isso que você não tem medo do fato que o mudo fica mudando constantemente e que tudo muda de tamanho à medida que você se move. Mas você sabe, conscientemente, as regras da perspectiva?
Essas “habilidades mentais” são muito fáceis – e ao mesmo tempo, muito difíceis – de se aprender. Elas são difíceis, porque você não pode aprendê-las conscientemente. Você não pode ler um livre sobre elas, você não pode assistir a uma aula e voltar simplesmente sabendo elas. Você não pode aprendê-las – apenas sua mente pode.
Bem, se fosse fácil assim, você já seria um especialista em desenhar se baseando em referências externas. Você já não praticou muito? Sua habilidade manual com certeza foi desenvolvida, mas seu problema com proporções não se resolveu. Isso é porque você estava praticando muitos tipos de exercícios ao mesmo tempo. Se aconteceu de você progredir em um deles, não deu de notar por causa dos outros erros.
E é disso que se trata esse estágio. Vou mostrar pra você alguns exercícios simples, cada um deles sutilmente focando em uma parte do problema. Dessa forma você vai conseguir ver seu progresso de forma clara, e assim, vai poder transferir a habilidade adquirida para seus trabalhos – e não apenas em trabalhos baseados em referência externas, mas para todos.
Lembre-se disso enquanto pratica:
- Nunca esqueça que você está fazendo isso porque você quer. Ninguém está forçando você a nada, e você não tem a obrigação de desenhar bem.
- É perfeitamente aceitável se não der muito certo. Você está aprendendo! Se seus desenhos sempre acabassem perfeitos, porque você estaria aprendendo? Não são os seus desenhos que estão errados, são as suas expectativas.
- Cada exercício é baseado nas habilidades ganhas no exercício anterior. Portanto, talvez os últimos sejam impossíveis de fazer sem praticar os primeiros por mais tempo. Não seja tão duro com você mesmo – vá devagar. Ser ambicioso demais vai atrasar seu progresso.
- Vai levar tempo. Apesar de não levar muito tempo diariamente, são necessárias práticas constantes.
- Pode haver momentos que você se sinta desconfortável. Essa “coceira mental” é uma indicação que você está desenvolvendo o seu “músculo mental”. Pode até ser doloroso, de um jeito estranho, mas isso é um sinal claro que você está aprendendo algo novo! Aprenda a se costumar com essa sensação, e não a use como desculpa para ir fazer algo mais agradável.
- Deixe os desenhos sérios de lado por um tempo. Dessa forma, você não vai se decepcionar (se por acaso você tem muitas expectativas depois de uma sessão de exercícios), e você terá uma surpresa agradável quando estiver pronto.
- Sempre comece se aquecendo – isso foi detalhado no estágio anterior.
- Use linhas continuas apenas para pequenas formas. Para desenhar em maior escala, use “linhas leves”, como explicado no estágio anterior também.
1- Meça a distância entre dois pontos
Vamos começar devagar. Desenhe dois pontos com uma distância aleatória entre eles. Então, desenhe outro ponto, tentando copiar esse primeira distância. Repita várias vezes, em diferentes direções, e se sinta livre para utilizar a diagonal também. Experimente uma distância diferente todas as vezes que repetir esse exercício. Quando maior a distância, mais desafiador o exercício se torna.
Esse exercício:
- Prepara a sua mente para trabalhar com proporções
- Tem como foco a dimensão de distância, fornecendo uma base para proporções.
- É muito simples – existe apenas um tipo de erro que você pode cometer!
2- Copie o comprimento das linhas
Desenhe uma linha de comprimento aleatório, e então desenhe em cima da linha original. Depois de desenhar uma coluna, desenhe várias ao lado. As suas linhas não precisam ficar perfeitas (as minhas com certeza não ficam!, mas se copiar essa coluna é muito difícil, aceite isso como um sinal que você não estava pronto para sair do primeiro estágio.
Esse exercício:
- Não se trata apenas de visão dimensional, mas também trata a replicação.
- Trabalha suas mãos, olhos e mente ao mesmo tempo
- É uma continuação da parte de controle de linha do primeiro estágio.
3- Meça a distância entre linhas de mesmo comprimento
Desenhe uma linha aleatória, e depois desenhe outra linha ao lado. Repita o processo, copiando a distância entre essas duas linhas. Quando mais longas as linhas e as distâncias, mais difícil se torna o exercício.
Esse exercício:
- É um aprofundamento dos dois exercícios anteriores
- Exerce seus músculos mentais com grande intensidade, porque você está lidando com duas distâncias ao mesmo tempo. Não deixe isso te intimidar!
4- Desenhe cruzes: Quadrados
Estamos ganhando velocidade agora, então não se preocupe se está parecendo rápido demais. O começo tem que ser difícil! Comece com uma linha de comprimento aleatório, e em seguida, cruze o meio com outra linha do mesmo comprimento. “Feche” a cruz com mais linhas. Quanto mais parecer com um quadrado, melhor. Faça o mesmo com cruzes inclinadas (45° graus).
Esse exercício:
- É um indicador do seu progresso: a semelhança – ou a falta dela – da figura pronta com um quadrado.
- Estimula sua habilidade manual por desenhar quadrados
- Te apresenta a figuras com ângulos
5- Desenhe estrelas: Círculos
Desenhe uma linha de comprimento aleatório. Cruze com outra linha de mesmo comprimento, mas de uma forma que forme um ângulo de 45° graus. Faça isso até que existam quatro linhas se cruzando. Feche a estrela com um círculo – quanto mais as linhas se tocarem, melhor.
Esse exercício:
- Também é um indicador do seu progresso – a ideia é que todas as linhas toquem o círculo
- É muito complexo: combina distância, semelhança de distâncias, ângulos e semelhança de ângulos.
- Estimula sua habilidade manual por desenhar círculos.
6- Copiar quadrados e círculos
Desenhe um círculo e abaixo, desenhe um quadrado do mesmo tamanho. Copie o círculo e o quadrado, tentando igualar as dimensões todas às vezes. Lembre-se: se ficar muito difícil, desenhe as formas “levemente”, voltando e levantando um pouco o lápis.
Esse exercício:
- Estimula sua habilidade manual ao desenhar círculos e quadrados
- Te apresenta o conceito de “tamanhos gerais” – vários comprimentos combinados a fim de formar uma imagem.
- Treina sua precisão – é o primeiro passo para copiar formas mais complexas
7- Desenhe círculos e quadros dimensionais
Desenhe um círculo, e desenhe copias menores dentro dele. Faça o mesmo com os quadrados.
Esse exercício:
- Estimula a habilidade manual ao desenhar círculos e quadrados
- É o primeiro passo para poder adaptar escalas com referências externas
8- Copiando figuras combinadas
Chegou a hora de combinar todas as habilidades que você está aprendendo em um exercício complexo, que também simula o que você vai ter que fazer quando começar a desenhar com base em referências externas.
Desenhe uma combinação de formas: quadrados, círculos, retângulos, linhas. E então, copie as figuras com a maior precisão possível.
Esse exercício:
- Agrupa todas as habilidades praticadas
- É uma simulação de copiar na proporção 1:1
9 – Copiar e dimensionar figuras combinadas
Novamente, desenhe uma combinação de várias formas. Dessa vez você não vai copiar elas de uma vez, ao invés disso, dimensione todos os componentes em um mesmo ângulo.
Esse exercício:
- Agrupa todas as habilidades praticadas
- Simula a cópia de dimensões – onde é mais fácil de se perder ao copiar as proporções.
10 – Copie e gire as figuras combinadas
Desenhe uma combinação de formas. Copie todos os elementos, mas dessa vez gire eles todos em um mesmo ângulo. Tome muito, muito cuidado!
Esse exercício:
- Agrupa todas as habilidades praticadas
- Treina seu olho para enxergar as proporções mesmo com uma referência distorcida
11- Copie, dimensione e gire as figuras combinadas
Desenhe uma combinação de formas. Combine os componentes e vá transformando eles de dois modo: dimensionando e girando. Acredite ou não, você vai achar esse mais fácil do que o exercício anterior.
Esse exercício:
- Estimula – e muito – todos os tipos de músculos mentais
12- Copie, dimensione e gire formas sutis
Vamos terminar esse estágio pegando pesado. Desenhe uma forma simples e sutil. Transforme-a da seguinte forma: copie ela em uma escala 1:1, gire, e faça uma cópia da figura transformada dentro dela.
Esse exercício:
- É extremamente difícil!
- Estimula – e muito – todos os tipos de músculos mentais
- Fecha o estágio com chave de ouro – enquanto todos os outros estavam se tornando entediantes, esse é extremamente desafiador.
Bom trabalho!
Esse foi o segundo estágio. Vá em frente – esses exercícios não são fáceis, mas quanto mais difíceis eles forem pra você, mais importante é que você pratique eles. Leve todo o tempo necessário!
Como saber se você está pronto? Quando esses exercícios se tornarem tão entediantes, mas não no sentindo de desagraveis, e sim no sentido “eu consigo fazer isso com meus olhos fechados”.
O próximo estágio se trata de dominar desenhos baseados em referências externas. Contudo, saiba que isso não se tornará completamente trivial. Depende muito da quantidade de esforço que você coloca nesses exercícios, e o que você aprende com eles.
No futuro olharemos como desenhar com base na sua imaginação!
Tradução exclusiva para o site Como Desenhar do Zero. O artigo original, em inglês, pode ser encontrado aqui.
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